quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Danos da informação acelerada


Se compararmos o avanço das informações do mundo moderno chegamos a uma conclusão muito óbvia, o ser humano tem hoje o mundo na palma de suas mãos, os noticiários que saíram ontem nos sites de notícias já estão mega ultrapassadas, pois ninguém quer saber de informações antigas. Todos estão preocupados com o novo, a modernidade é assunto atualizado a cada clique.
Evoluir é muito bom, modernizar também, mas será que nós temos avançado tanto quanto as informações?
Não há como escapar desse mundo mesmo que queiramos, estamos todos conectados a tudo ou a nada, mas estamos em algum lugar nesses cliques e buscas avançadas, nesse mundo de perguntas rápidas e respostas imediatas.
Mas ainda tenho uma objeção a respeito disso: É preciso pensar!
O conceito do saber não é a resposta pronta e imediata, mas a dúvida e a crítica. Quanto mais duvidamos e quanto mais criticamos desenvolvemos a capacidade de pensar e infelizmente nesse mundo poucos estão fazendo isso.
Se queremos uma informação corremos para o Google e esse nos dá resposta no Wikipédia, e somos obrigados a aceitar isso como uma verdade fundamentada, quando na maioria das vezes deixamos a lógica e a delícia que é pensar.
Estamos perdendo o foco sem nem nos preocuparmos em não estar pensando.
O ser humano há muito tempo saiu da "Caverna de Platão" para descobrir o que tinha lá fora, mas acabou descobrindo tanto que criou uma caixa de pensar impedindo outros de pensarem. Hoje a continuação de ver só o que querem que vejamos está impedindo o desenvolvimento da nossa geração.
Só um adendo, não estou aqui defendendo que muita informação seja ruim, pois nos libertamos das garras de quem muito sabia e nada passava, a Internet veio como um libertador, os tempos da escuridão já passou, porém é preciso saber o que se busca para crescer, porque corremos o risco de termos tudo e no final não termos nada.
A nossa criação, erros e acertos, perdas e conquistas, entre tantas coisas formam nossa base para que desenvolvamos nossa forma de pensar e agir, mas para ir além é preciso mais que isso, precisamos estar continuamente aprendendo, absorvendo novos conteúdos, e acreditando que há outros meios de enxergarmos novos pontos.
Peço para enxergarem isso agora antes que daqui há alguns anos voltemos as trevas. 


Texto: Danos da informação acelerada,
De: Diógenes Ramos (Didikayan)

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois então.....
Interessante, interessantissimo seu texto, diria até que veio muito a calhar, principalmete a parte que diz;
"a Internet veio como um libertador, os tempos da escuridão já passou, porém é preciso saber o que se busca para crescer, porque corremos o risco de termos tudo e no final não termos nada."
Mas creio que nossos governos ja estão levando as coisas para não termos nada, porque ele quer nos tirar o direito da transparencia, basta ver a reportagem abaixo descrita que li pela manhã....

17 de novembro de 2012 21:57
TODO BRASILEIRO DEVERIA SER OBRIGADO A VER ISTO...
Duração: ‎1:56.

Tratas-se do vide de uma reportagem onde se menciona o fato dos jornalista terem que mandar as perguntas através de oficio com prazo de 5 dias para resposta. Bom seria algo bem parecido com que escrevi.

Voltando ao seu texto, mais uma vez parabéns e desculpa o erro, colocação etc... e que tem coisas que nos revolta e não tem como simplesmente ignorar....

Naná

O eterno aprendiz... disse...

Não consegui pesquisar a reportagem, mas vou adorar ler e saber o conteúdo, erros e acertos servem para nos fazer crescer, pensa assim, beijos

Livros - Diógenes Ramos

  • Cicatrizes - Toda Forma de Amor
  • No Meu Céu
  • O Violinista
  • O Bailarino